sexta-feira, 26 de junho de 2015

Atividade experimental:Capacidade de absorção de uma esponja . . .



Então pessoal, fizemos uma atividade superlegal para observar a capacidade de absorção da esponja. Para isso, só precisamos de: 1 esponja; 1 vasilha com água e 1 vasilha sem água, como vocês podem observar na foto n° 1. Vou explicar pra vocês detalhadamente o que fizemos nessa atividade. 
1° Passo: mergulhamos a esponja na vasilha com água. (Foto n° 2) 
2° Passo: esprememos a esponja na vasilha sem água para ver o quanto de água ela liberou. (Foto n° 3).
 Na foto n° 4 foi a ultima vez que nós esprememos a esponja, depois dela ter absorvido e liberado toda a água que estava na vasilha com água. Podemos perceber que na ultima espremida a esponja liberou mais água do que na primeira e podemos perceber também que a esponja não seca de imediato após ser retirada da água e espremida, ela ainda fica um pouco umedecida. 
Objetivo:  Essa atividade tem como objetivo mostrar que a esponja tem uma certa semelhança com o solo. E qual seria essa semelhança?  - Bom, o solo é um grande reservatório natural, assim que ocorre a infiltração da água, ele a guarda de várias formas, para depois liberá-la para as plantas, levando nutrientes. A espoja tem seus poros, onde guarda uma certa quantidade de água e libera menos quando preenchida totalmente. 

Foto inspiradora . . .


O que você vê olhando para essa imagem? Alguém com as mãos na terra? Sim! Mas o que ela significa para você? 
Essa imagem passa uma mensagem na qual deveríamos pensar e refletir, mostra uma ação que nós temos que repetir. E qual é exatamente essa ação? Cuidar do nosso solo, amá-lo de um jeito que não permitimos estragá-lo. O ser humano hoje em dia, não tem vontade, interesse e as vezes nem mesmo a capacidade de perceber que o SOLO é o nosso bem maior,  É dele que tiramos nosso sustento (alimento), é o solo que fornece os nutrientes necessários para que nosso arroz, nosso feijão, nossas frutas, nossos legumes, nossas verduras, cresçam fortes e bonitos para o nosso consumo. É no solo que plantamos nossas árvores para que elas façam a fotossíntese e libere o oxigênio para que possamos respirar. O Solo é um recurso finito, limitado e não renovável, ou seja, não teremos solo pelo resto da vida se não cuidarmos. As atividades humanas crescem cada vez mais e por isso a necessidade de proteger o solo também aumenta, e com isso temos também que fazer nossa parte. Não precisamos gastar milhares de dinheiro com fazendas, mas só de não poluir o solo que temos já é um bom pedaço de caminho andado, porque com a poluição reduz a quantidade de solo fértil que temos e não queremos reduzir e sim aumentar. Vamos colocar as mãos no solo e cuidar dele, porque é ele o nosso BEM MAIOR !! 

terça-feira, 23 de junho de 2015

"CONAMA"

O que é um solo limpo?
- Um solo limpo, é aquele solo sem elementos químicos( fertilizantes, excesso de metal), tem nutrientes e é fértil.
O que é um solo contaminado?
- É um solo que possuí elementos químicos, como por exemplo: fertilizantes, excesso de metal, com lixos inorgânicos, etc.
Você conhece algum solo contaminado?
Sim, o aterro sanitário. O aterro sanitário é contaminado, pois lá é despejado muita quantidade de lixo inorgânico, pilhas, baterias, celulares, vidros, lixo hospitalar, etc.

Poemas



"Meu pedacinho de Chão"

"Meu solo, minha paixão 
Minha terra, meu pedacinho de chão.
O que seria de mim sem ele?
-Nada, pois não teria nem como cuidar da minha alimentação.

Viva o solo! Viva a vida! Viva!
Pois é o meu solo que me proporciona todos os dias muita alegria.
E por esse mesmo solo, há muitas pessoas que trilham, seus caminhos, seus sonhos.
Meu solo, minha paixão
Minha terra, meu pedacinho de chão."

                                              Autora: Ágata Luiza  





terça-feira, 9 de junho de 2015

Ano Internacional Da Agricultura Familiar . . .


- O que é Agricultura Familiar?

   Em discussão com os colegas, chegamos a conclusão de que na nossa opinião  Agricultura Familiar é você planta para sua própria subsistência. Mas, de acordo com o site oficial do Ano Internacional da Agricultura Familiar (FAO), descrevem o conceito de Agricultura Familiar como, uma forma de produção onde predomina a intenção entre gestão e trabalho.

- Por que existe essa preocupação mundial com a agricultura familiar? Há, de fato, escassez de alimento no mundo? 

 Sim, infelizmente há, de fato, escassez de alimento em alguns lugares do mundo e por isso eleva a preocupação com a agricultura familiar, pois ela ajudará a diminuir a falta de alimento.

- É possível realizar a agricultura familiar em qualquer região? Pensando em Solo, qualquer solo é propício à agricultura familiar?

  Sim. Tanto rural quanto urbano, mas é necessário que o solo seja fértil e rico em nutrientes.
  Não. Não se pode plantar em qualquer solo, como citamos na primeira resposta, é necessário que o solo seja fértil.

- Você concorda que a agricultura familiar seria uma solução para erradicar a fome? 

 Sim. Mas, não teria um efeito imediato, com o passar do tempo, aos poucos a fome vai acabando.

- Os cultivos das hortas escolares e comunitárias se assemelham com a ideia de agricultura familiar apresentada no site oficial ? 

 Sim. Pois são hortas que você pode participar e se alimentar delas.

Curiosidades

  O solo brasileiro é formado a partir de três estruturas geológicas, elas são: escudos cristalinos, bacias sedimentadas e terrenos vulcânicos. Cada uma permite a formação de determinados minerais e solos. A partir dessas estruturas geológicas são identificadas quatro tipos de solos: Terra Roxa, Massapé, Salmourão, e Aluviais.
  • Terra Roxa: solo extremamente fértil, possui uma coloração avermelhada. É encontrado, especialmente, na região Sul, oeste do Estado de São Paulo, Mato Grosso, sul de Minas Gerais e Goiás.
  • Massapé: é um tipo de solo caracterizado pela elevada fertilidade, possui cor escura em razão de sua formação ser proveniente da decomposição de rocha, como gnaisses escuros e calcários.
  • Salmourão: é um tipo de solo constituído a partir da decomposição de rochas graníticas e gnaisses claros. E encontrado, principalmente, no Centro-Sul do Brasil.
  • Aluviais: é um tipo de solo identificado em todos os pontos do Brasil, é formado a partir do acúmulo de sedimentos em várzeas, vales e etc.

Pesquisa Sobre o Solo


“Vantagens de ter uma Horta”
Entrevistado: Renilde Pereira da Silva, 60 anos, brasileiro.
Horta de Renilde 
“Uma das melhores coisas que fiz até hoje foi ter cultivado uma horta em meu quintal. É muito bom acordar de manhã e regar as plantas, isso me traz uma grande alegria...”
  • Quais as principais vantagens de se ter uma horta?-

R- Uma das principais vantagens é poder colher verduras frescas com mais nutrientes, sem nenhum tipo de agrotóxico e a economia para o bolso.
  • O que significa solo para você?-

R- Lugar de plantar e colher, lugar de multiplicação. Já em sentido de moradia se expressa a felicidade do ser humano. “MEU SOLO, MINHA TERRA.”
  • Você usa algum tipo de adubo?-

R- Sim. Adubo orgânico como restos de alimentos cascas de legumes, borra do pó de café, entre outros.
  • Quando você criou a horta? E quais eram seus objetivos?-

R- Há 20 anos que criei minha horta. Criei a minha horta com o objetivo de ter alimentos saldáveis para meus filhos e netos.
  • Qual a finalidade do uso de agrotóxico?-

R- Os agrotóxicos são importantes para a bananicultura, todavia exigem precaução no seu uso, visando à proteção dos operários que os manipulam e aplicam, dos consumidores, dos animais de criação, de abelhas, peixes, de organismos predadores e parasitas, enfim, do meio ambiente.
  • Qual a importância de um solo fértil e com nutriente para o crescimento das plantas e verduras em uma horta ?-

R- A importância é que quando for consumida pelo homem, tenham as vitaminas necessárias para uma vida saudável.
FIM!