• Amostras de Solo (colete o Solo em um recipiente limpo e seco)
• 1 sistema elétrico para medir a condutibilidade
Procedimento - É importante que você anote as suas observações durante o experimento.
Passo 1 - Medindo a condutividade da água sem Solo - Coloque água no béquer até metade de sua capacidade (cerca de 50mL) e, utilizando o sistema apresentado na figura acima, meça a condutividade elétrica, introduzindo os fios desencapados do aparelho, ligados à uma fonte de energia elétrica, na água destilada.
Passo 2 - Medindo a condutividade do Solo - A seguir, adicione quatro colheres da amostra do Solo em 50 ml de água e misture bem. Meça a condutividade elétrica da mistura contendo o Solo da horta introduzindo os fios desencapados do aparelho de medição na água destilada. Não descarte a mistura.
#CONCLUSÃO:
1- No primeiro recipiente com água observamos que a lâmpada acende com um sinal mais fraco por conter uma quantidade menor de nutrientes, no segundo recipiente com água+solo observei também que a lâmpada acende com um sinal um pouco mais forte porque o solo contém nutrientes e sais minerais que se fortalecem com os nutrientes da água.
2- Não é possível os fios se acenderem se forem introduzidos no Solo sem água, porque não ocorrerá o transporte de elétrons.
4- A energia q acende a lâmpada é transportada a partir do momento em que ocorre a movimentação de elétrons. 5- A corrente elétrica é um fluxo de elétrons que circula por um condutor quando entre suas extremidades houver uma diferença de potencial. Esta diferença de potencial chama-se tensão. A facilidade ou dificuldade com que a corrente elétrica atravessa um condutor é conhecida como resistência. Esses três conceitos: corrente, tensão e resistência.
6- Através dos elétrons. O solo contém nutrientes e sais minerais.