domingo, 13 de setembro de 2015

Experimento - condutividade elétrica dos Solos. . .

Para essa experiência usamos os seguintes materiais: • Água destilada, se não tiver, pode utilizar água da torneira.
• Amostras de Solo (colete o Solo em um recipiente limpo e seco)
• 1 sistema elétrico para medir a condutibilidade

Procedimento - É importante que você anote as suas observações durante o experimento.

 Passo 1 - Medindo a condutividade da água sem Solo - Coloque água no béquer até metade de sua capacidade (cerca de 50mL) e, utilizando o sistema apresentado na figura acima, meça a condutividade elétrica, introduzindo os fios desencapados do aparelho, ligados à uma fonte de energia elétrica, na água destilada.
 Passo 2 - Medindo a condutividade do Solo - A seguir, adicione quatro colheres da amostra do Solo  em 50 ml de água e misture bem. Meça a condutividade elétrica da mistura contendo o Solo da horta introduzindo os fios desencapados do aparelho de medição na água destilada. Não descarte a mistura.



#CONCLUSÃO:
 
1- No primeiro recipiente com água observamos que a lâmpada acende com um sinal mais fraco por conter uma quantidade menor de nutrientes, no segundo recipiente com água+solo observei também que a lâmpada acende com um sinal um pouco mais forte porque o solo contém nutrientes e sais minerais que se fortalecem com os nutrientes da água.
 2- Não é possível os fios se acenderem se forem introduzidos no Solo sem água, porque não ocorrerá o transporte de elétrons.
                    4- A energia q acende a lâmpada é transportada a partir do momento em que ocorre a movimentação de elétrons.
                   5- A corrente elétrica é um fluxo de elétrons que circula por um condutor quando entre suas extremidades houver uma diferença de potencial. Esta diferença de potencial chama-se tensão. A facilidade ou dificuldade com que a corrente elétrica atravessa um condutor é conhecida como resistência. Esses três conceitos: corrente, tensão e resistência.
                 6- Através dos elétrons. O solo contém nutrientes e sais minerais.

Atividade pós laboratório . . .

Os ácidos e as bases são duas funções químicas que são consideradas opostas, isso porque as suas propriedades costumam ser inversas. Por exemplo, se considerarmos alimentos presentes em nosso cotidiano que são ácidos, veremos que o gosto deles, no geral, é azedo, como ocorre com o limão. Porém, alimentos que são básicos possuem gosto adstringente (que “amarra” a boca), como o de uma banana verde.
Mas identificar uma substância como ácida ou básica apenas pelo gosto, além de ser um método que tem muitas chances de falhar, também é altamente perigoso, pois existem muitos ácidos e bases que são fortes, tóxicos e podem até matar, tais como o ácido sulfúrico (H2SO4), usado nas baterias dos automóveis, e o hidróxido de sódio (NaOH), conhecido comercialmente como soda cáustica.
Assim, as propriedades organolépticas (propriedades que dizem respeito aos nossos sentidos, tais como o paladar e o olfato) não são as usadas para identificar ácidos e bases. 
 
                         A IMPORTÂNCIA DA CORREÇÃO DA ACIDEZ DO SOLO
 
A acidez dos solos promove o aparecimento de elementos tóxicos para as plantas (Al) além de causar a diminuição da disponibilidade de nutrientes para as mesmas. As consequências são os prejuízos causados pelo baixo rendimento produtivo das culturas. Portanto, a correção da acidez do solo (calagem) é considerada como uma das práticas que mais contribui para o aumento da eficiência dos adubos e consequentemente, da produtividade e da rentabilidade agropecuária.

sábado, 5 de setembro de 2015

Atividade experimental - Acidez e Basicidade dos Solos . . .

Um limão é ácido ou básico? Como você sabe disso? Quais substâncias que você conhece que são ácidas? E as básicas? Com relação à acidez ou basicidade, o que é uma substância neutra?

Podemos explicar isso melhor:
 
Indicador de Acidez  - pH 

     
        Escala de pH é uma escala numérica apresentando valores que variam de 0 a 14. Na escala de pH, as substâncias cujo pH é menor que 7 são classificadas como ácidas, aquelas que apresentam pH maior que 7 são classificadas como básicas, e aquelas que apresentam pH em torno de 7 são consideradas neutras. Veja na imagem a seguir alguns exemplos e substâncias ácidas, básicas e neutras: 


Fizemos uma experiência na escola com a ajuda da nossa professora para a preparação do extrato de repolho roxo que é um dos indicadores de pH. Logo após misturamos substâncias como: suco de limão, álcool, vinagre, bicabornato de sódio, entre outras substâncias escolhidas pela professora e originou essas cores: